Sunday, February 11, 2007

FICOCABLES – PORTUGAL

Rumo ao futuro!

É pela afirmação e vinculação de políticas assertivas, como as da Qualidade, Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social e uma postura filantrópica em relação às causas sociais, que as empresas se posicionam nos mercados contextualizando um novo conceito de gestão.
Gostaria de aqui salientar, que para além destas políticas assumidas e expressas na declaração de compromisso empresarial. As empresas, devem centrar-se também na qualidade de vida dentro de portas. A qualidade de vida dentro das empresas, é sobretudo um factor humano e não da organização. É pelas decisões e comportamentos dos gestores, que este aspecto poderá ser melhorado. Os ambientes profissionais, independentemente de se estar , numa empresa com bons resultados económicos e sustentáveis, e não paire a ameaça do desemprego, falham muitas vezes pela parte de quem gere. Aos gestores de hoje, cabe a enorme responsabilidade e o papel decisivo de para além de todas as performances categóricas de gestão, criarem condições para que todos os colaboradores possam usufruir de uma vida pessoal/familiar de qualidade. As acções de promoção da qualidade de vida de quem trabalha, partem do princípio de se reconhecerem as pessoas, e a adopção de uma visão humanista sobre todos os que na empresa trabalham e partilham o quotidiano da empresa.
A aposta nas pessoas, na sua formação, valorização, e a visão e conhecimento do factor humano inerente é cada vez mais, aposta dos gestores de sucesso.
Sendo a humanização das empresas um factor imprescindível, ao melhoramento do clima laboral, é também sem dúvida um tónico para a motivação e saúde mental e física dos trabalhadores. As pessoas por via da sujeição aos elevados ritmos de vida do quotidiano das empresas, são sujeitas a uma brutal carga psíquica e física com repercussões gravíssimas na sua qualidade de vida. Perdem também as empresas, com o aumento das faltas ao trabalho e com a diminuição da capacidade produtiva.
O reconhecimento do lugar central das pessoas dentro das empresas, a adopção de políticas humanistas e de proximidade entre os trabalhadores e quem gere, é de facto relevante e de primordial importância na vida das empresas e na qualidade de vida proporcionada aos seus colaboradores.
Na Ficocables, a aposta na valorização do trabalhador enquanto ser humano tem crescido no sentido de a pessoa ocupar um lugar central no projecto de empresa.


Estes propósitos, fazem parte da visão e valores assumidos pela empresa, o enfoque na pessoa tem sido relevante para as melhorias sentidas., e nas acções de melhoria contínua.
Muito ainda falta fazer, mas sentimos que o esforço de conciliação, é na verdade no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus trabalhadores, e fazer da Ficocables uma empresa onde gostamos de trabalhar.

Por: Victor Simões – Ficocables Portugal

13 comments:

pexeseco said...

Espero que o teu voto hoje tenha sido certo para haver esperanca tambem para muitos.
Abracos!

Cily said...

Que estes propósitos se concretizem.

Obrigada pela visita!

Bjs!

Trini Reina said...

Gracias por tus palabras David. Saludos

O Micróbio II said...

Com que então FICOCABLES!!... conhecendo quem estava à frente dessa empresa, compreende-se perfeitamente essa sensibilização pela valorização pessoal. Acompanhei o processo da HUF Portuguesa no seu início...

foreveryoung said...

Seria muito bem que isso se sucedesse!
Bjs

Kim's Life said...

Than you for visting my Blog.

-ian- said...

bravo

Machado de Carlos said...

Obrigado pela visita, amigo.

Casa Macuca "Conin" said...

gracias por tu visita

Paulo said...

Políticos...óhhh politicos, com é lindo o canto da sereia....
Abraço
Paulo

Marco Rebelo said...

o factor humano normamelmente é esquecido :)
abraço

david santos said...

Olá!
pexeseco~
Nãote tenho encontrado, pois tens andado a comentar noutro blog que não o meu, por acaso só hoje é que descobri.
O meu blog é o "Só Verdades" e não outro. Daí eu ter tido dificuldade em econtrar-te.
Obrigado.

Unknown said...

Saludos. Gracias por visitar mi blog. Ahora leo el tuyo. Muy profundo!