Sunday, February 11, 2007

Monopoly o Jogo do Senhor Ministro Manuel Pinho




Sua excelência o sr. ministro da economia Manuel Pinho, parece que vê a economia como um jogo de “monopoly”. Tem uma visão muito lúdica da economia e muito pouca perspicácia para identificar o que vai mal neste país.
Começam a ser confrangedoras e embaraçantes as calinadas, que mete umas seguidas de outras. Valha-nos a sinceridade e a inocência que nos possibilita vislumbrar o seu perfil de político e de gestor, com todas as suas limitações em matéria de políticas económicas eficazes.
Vejamos o senhor ministro, Manuel Pinho, e respectiva equipa não encontram nada melhor para controlar o défice, que não recorrer ao aumento dos impostos e fazer política de baixos salários, para que a economia portuguesa continue competitiva.
Tenho pena senhor ministro, que os seus ex-alunos, tenham aprendido o que lhes ensinou, pois o défice não se combate dessa forma. Este actual processo de redução do défice público, não é mais que um tapa olhos. Na verdade esta solução é o contrário do que se deveria colocar em prática, daqui a três anos estamos na mesma. Os portugueses, com um nível de vida pior, o país mais na cauda da Europa se não no último posto vigésimo quinto.
O problema é que se trabalha para as próximas eleições, e os portugueses continuarão iludidos na esperança de melhores dias que nunca chegarão.
Atentemos nas palavras do ministro, proferidas em Pequim, aquando da visita à China e afirmando que uma boa razão para investirem em Portugal, são os baixos salários aqui praticados, que estão abaixo da média Europeia. Veja-se também a reacção de Sócrates, ao querer defender o seu correligionário, “ O sr, ministro disse a verdade “.
Se são estes os políticos que nos governam, vejam bem o que querem para os portugueses, que continuem cada vez mais na miséria, até os salários acompanharem os da China, depois poderemos concorrer com Chineses pelo certo.
Mas o jogo ao monopoly da economia portuguesa, continuou, na viagem de regresso.
Diria que hilariante foi a cena, de Manuel Pinho apagar o cigarro e colocar a cinza junto de papeis, a que a hospedeira atrapalhadíssima se apressou a ir apagar. ( Querem que os portugueses não fumem em recintos fechados e as normas de segurança, são para quem cumprir?). Mas estava eu contar do jogo do monopoly, e o ministro explica desenhando a táctica num folha de bloco de notas… “ são três estrelas na indústria da madeira”. “ E mais quatro no turismo, outras tantas na petroquímica ( será por isso que penalizam a produção de Biocombustíveis, cortando o apoio fiscal, em contracorrente com todo o mundo civilizado. Sinceramente eu já duvidava da bondade deste Governo em matéria ambiental, agora nada me fará acreditar.). E quero mais duas estrelinhas aqui, estou à procura de dois investimentos para a piscicultura”.
Nas multinacionais estamos bem, assegura, escrevendo “ sector automóvel ” no vértice do triângulo. “A Autoeuropa é do caraças!”
Caros leitores, este senhor é de outro planeta e vive dentro do jogo do monopoly, já esqueceu a injecção de capital à Autoeuropa, já esqueceu que quando não houver mais para sugar aos portugueses, estas empresas vão explorar outros povos.
Que desilusão, por ver o meu país a afundar, como um navio desgovernado e sem capitão.

1 comment:

Marco Rebelo said...

pois é...:)

abraço