Sunday, November 05, 2006

A origem do hino A Internacional



O poema que deu origem ao hino A Internacional foi escrito, em junho de 1871, por um lutador sobrevivente da Comuna de Paris, Eugéne Pottier. Em 1887, publicou uma colectânea dos seus poemas, entre os quais estava A Internacional. Pottier conta que compôs esta poesia em junho de 1871, pouco depois da derrota da Comuna, mas só a publicou pela primeira vez na sua colectânea.
A música, foi composta por um belga de nome Pierre Degeytter, para um coral operário da cidade de Lille, norte da França. Assim A Internacional começou a ser cantada por grupos de operários socialistas e anarquistas a partir do começo da década de 90.

Primeiras execuções:
Em 1896, no XIV Congresso do Partido Operário Francês A Internacional foi tocada e cantada pelos delegados;

Em 8 de Dezembro de 1899 foi cantada por todas as várias tendências presentes no fechamento do Congresso Operário Unitário em Paris;

Em Setembro de 1900, durante o 5º Congresso da Internacional Socialista, A Internacional foi cantada por todos os delegados presentes;

Finalmente, em 1910, no Congresso da II Internacional, em Copenhaga, foi tocada e cantada por uma orquestra e um coral de 500 pessoas. A Internacional foi consagrada como O HINO INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES.

Por Vito Giannotti, abril de 2001 Fonte: "Florilége de la Chanson Revolutionaire" (1995)

No comments: